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9 Dicas para captar alunos o ano todo

É comum a maioria das Instituições de Ensino divulgarem a Campanha de Matrículas durante a campanha de matrículas, esse erro é muito comum. É preciso ser estratégico o ano todo para que o resultado seja atingido satisfatoriamente. A campanha propriamente dita é o final da jornada, é onde a Escola deve colher os frutos plantados durante todo o caminho percorrido no ano letivo.

Assim, listamos abaixo algumas dicas que podem auxiliar na divulgação e captação de matrículas o ano todo.

1. Saiba o que os pais e alunos pensam sobre a Escola

Sem dúvida o melhor marketing ainda hoje é o “boca a boca”, consequentemente saber o que falam sobre sua Instituição de Ensino é fundamental.

Criar pesquisas para identificar os pontos fortes e fracos é uma estratégia altamente eficaz para a captação e retenção de alunos. Identifique os pontos fortes, tente melhorá-los e destaque-os em todos os canais de comunicação. Quanto aos pontos fracos, pesquise ainda mais a fundo as motivações pelo qual os entrevistados estão insatisfeitos, com os resultados em mãos converta-os em oportunidades.

2. Infraestrutura adequada

A infraestrutura da Instituição de Ensino também é um dos diferenciais que levam os pais e responsáveis a decidir ou não por matricular seus filhos. A dica para destacar todos os recursos e infraestrutura da Escola ou Colégio é mostrar quais os benefícios os alunos receberão com cada atividade. Por exemplo: se a Escola possui um laboratório de informática e robótica, destaque não só os equipamentos, mas principalmente como esse recurso irá melhorar o processo de aprendizado, raciocínio e lógica do aluno.

Todos os softwares e tecnologias também são diferenciais e fazem parte da infraestrutura da Instituição de Ensino. Mostre como sua Escola usa a tecnologia para deixar todo o atendimento mais rápido e ágil, e como toda a gestão educacional irá proporcionar uma experiência mais transparente entre a Instituição, pais e alunos; desde controle e avisos de boletins, até a facilidade de pagamento dos boletos. Desse modo, escolha profissionais capazes de explicar e ressaltar todos os benefícios colhidos com cada recurso. Para saber mais sobre Gestão Educacional clique aqui.

Ah, não deixe de prestar atenção na limpeza e organização da Escola. Quando o responsável por guiar a visita por toda a Instituição mostrar cada detalhe da infraestrutura, lembre-se que a primeira impressão é a que fica, capriche em todos os detalhes da apresentação e no tour pela Escola.

3. Aprenda a lidar com objeções

A primeira dica para lidar com as objeções na hora da matrícula, é entender que essa é uma ótima oportunidade de entender as dificuldades e problemas que os pais e responsáveis precisam que sejam solucionados e, portanto, escolher a sua Instituição de Ensino para matrícula ou rematrícula.

A seguir vamos listar alguns exemplos de objeções e como sua Escola pode resolvê-las.

Valor da mensalidade: um dos problemas mais comuns que os pais enfrentam ao escolher uma Instituição de Ensino é o preço da mensalidade. É nesse momento que a Escola deve estar preparada para destacar seus diferenciais, proposta pedagógica, sistema de ensino, e tudo mais que gere destaque da concorrência. Deixe bem claro também todas as formas de pagamentos ou ainda bolsas de estudo, se necessário. Desta maneira seu futuro “cliente” irá diferenciar o valor, relacionado a preço, do valor relacionado às qualidades, prestígio e competência da Escola.

Tempo para decidir: É corriqueiro os pais e responsáveis pedirem um “tempinho” para pensar e decidir se sua Instituição de Ensino é a mais adequada para seu filho (a). É provável que ainda tenha restado alguma dúvida em algum ponto da apresentação, proposta pedagógica ou valores informados pela Escola. Nesse caso, “pesquise” novamente seu cliente, entenda as dores e o que está faltando exatamente para fechar a matrícula ou rematrícula. Faça perguntas abertas e ofereça as soluções adequadas.

Falta de Interesse: Essa objeção também pode ter sido causada por dúvidas ou falha na comunicação durante a apresentação. Ou ainda, esse aluno não fazer parte do público-alvo da Instituição de Ensino. Novamente, para entender melhor e resolver tais objeções, pesquise quais as motivações e dores do cliente, e demonstre todas as qualidades de sua Escola.

4. Equipe qualificada

Para aumentar a taxa de eficiência no fechamento das matrículas, é necessário dar uma atenção especial aos funcionários que são responsáveis pelo atendimento aos pais e responsáveis. Geralmente esses funcionários exercem outras atividades na Instituição de Ensino como: professores, secretários, coordenadores e diretores. Assim, a captação de novos alunos será mais eficaz se a Escola oferecer treinamentos de vendas aos colaboradores.

A apresentação dos benefícios, qualidades, métodos de ensino, infraestrutura e claro a negociação final, devem estar de acordo com os valores e discurso da Instituição de Ensino.

Portanto, treine e dê o suporte necessário à sua equipe para obter os melhores resultados na hora de captar e reter os alunos.

5. Criação de Personas

Persona é um dos pilares principais para a criação do planejamento da campanha de matrículas, sendo possível traçar metas e desenvolver uma comunicação não genérica. São personagens fictícios utilizados para representar, por exemplo, influenciadores para novas matrículas ou responsáveis por manter os alunos em sua Instituição de Ensino.

Para criar a Persona para sua Escola ou Colégio, faça pesquisas e entrevistas com alunos, pais e responsáveis, colaboradores, equipe pedagógica e todos que estejam envolvidos com a Instituição de Ensino. Assim, podemos identificar comportamentos, atitudes e objetivos de cada “cliente”.

6. Descubra as palavras-chave para sua Escola

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos mecanismos mais importante para que o Google apresente os resultados de busca de maneira positiva. Configurar as palavras-chave ajudará seu site a se posicionar melhor quando procurado na internet. Um recurso gratuito para descobrir quais as palavras-chave mais usadas no momento é  Google Trends, acesse e insira as palavras-chave estrategicamente no seu site.

Lembrando que a plataforma de nossos sites já é otimizada para SEO, clique aqui e saiba mais.

7. Divulgação nas redes sociais

Já sabemos da importância e força da divulgação nas redes sociais para todo os segmentos, e claro não é diferente para as Instituições de Ensino, independente de seu porte. Investir em divulgação nas redes sociais traz muito mais benefícios do que somente novas matrículas, além de captar novos alunos, sua Escola se tornará muito mais conhecida, aumentará o relacionamento com pais e alunos e trará um retorno significativo na retenção dos atuais alunos.

Separamos outros artigos e materiais bem bacanas para ajudar sua Escola a alavancar resultados nas redes sociais, aproveite!

8. Otimize seu site

O site de sua Escola pode tornar-se uma ferramenta poderosa para a captação de novos alunos, e ele deve estar preparado e otimizado para esse evento. Toda divulgação realizada nas redes sociais têm de ser direcionada ao site de sua Instituição de Ensino.

Citamos acima alguns itens que os pais levam em consideração na hora de escolher a nova Escola para seu filho, isto posto, destaque cada item de maneira estratégica no site. Crie banners e imagens para aumentar o interesse em saber mais sobre sua Instituição. Evidencie a missão, visão e valores. Mostre os eventos realizados durante todo o ano letivo. Ter uma área especial para depoimentos de pais, responsáveis e alunos, também ajuda muito na credibilidade gerada pelo site da Escola.

Outra dica é destacar botões para agendamento de visitas na parte de cima de seu site. Esse recurso facilita a captação de contato do visitante do site com apenas um clique.

Sabemos que o período de matrículas é muito corrido, e que o site acaba ficando de lado com tantos afazeres dos profissionais da Instituição. Para ajudá-los nessa tarefa temos soluções que vão dar um upgrade no seu site, clique aqui e saiba mais.

9. Tenha um blog

Aprenda quais são as dúvidas e objeções do seu público-alvo e crie artigos, conteúdos e materiais relevantes para que possam encontrar as respostas por meio da sua Instituição de Ensino. Aproveite assuntos do momento e crie matérias rápidas, com fontes especializadas, assim seu blog educacional irá gerar “autoridade” para sua Escola. Não se esqueça também de compartilhar nas redes sociais todo conteúdo publicado no blog do seu site, dessa maneira também aumentará o tráfego direcionado, e os visitantes poderão visualizar outros assuntos importantes divulgados no site.

Conclusão

Sabemos que atualmente um grande número de pessoas procuram sobre Escolas e Colégios primeiramente na internet, seja sobre valores, estrutura ou proposta de ensino. Antecipe-se e invista em ferramentas especializadas para que a procura do público-alvo encontre sua Instituição de Ensino. Encante cada pai ou responsável que visitar sua Escola, que visualizar suas redes sociais, ou ainda procurar algo no site.

Aproveite as dicas e se tiver mais alguma sugestão que queira compartilhar conosco, é só chamar. Até a próxima 😉

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